Pular para o conteúdo principal

Futuro Automação Residencial


Automação Residencial - Futuro e Perspectiva

Uma Abordagem Prática


 As mudanças de comportamento do consumidor e chegada de novas tecnologias convergentes e conectadas estão, aparentemente, fazendo com que as pessoas passem mais tempo em suas casas e também utilizando seus gadgets aproveitando, entre outras coisas, a sua mobilidade e interatividade. 

A iniciação de Tablets e Smartphones abriram novos horizontes para usuários domésticos que passaram a usar esses dispositivos não só para uso pessoal como na substituição de controles remotos, e o constante crescimento das redes de banda larga e sem fio acabou facilitando esse tipo de aplicação.

Estatísticas demonstram um crescimento aceitável no mercado de Automação Residencial, prevendo que daqui a 5 anos o mercado estará amadurecido e comercializando na casa dos bilhões em negócios.

Confira as principais características do ramo.

1 - Perspectiva de Mercado
2 - Demanda


1 - Perspectiva de Mercado

Ao decorrer dos anos o mercado baseou se muito em projetos para novas residências, limitando de certa forma sua abrangência e crescimento, no mercado americano 60% dos projetos são voltados para imóveis existentes que passam por reformas e atualizações e apenas 40% são representados por projetos de novas residências.

Esse panorama vem mudando devido ao surgimento de soluções sem fio bastante confiáveis e simples de instalar e programar gerando assim oportunidades referentes a manutenção e reprogramação de sistemas.

Apostando no diferencial de projetos algumas empresas se preocupam em criar potenciais consumidores realizando a entrega de casas tecnológicas ou preparadas para recebe la, deixando assim  os moradores mais propensos a investir em sistemas de automação.


2 - Demanda

Eficiência energética e Sustentabilidade são algumas das opções que vem se destacando no aspecto das comodidades como, conforto, segurança, lazer e conveniência.

A ANEEL, agência reguladora das concessionárias de energia elétrica criou um dispositivo que vai obrigar essas empresas a pagar tarifas diferenciadas dos consumidores para fornecimento de energia fora dos horários de pico de demanda.

Para usufruir desse benefício os consumidores terão que escalonar o uso de seus equipamentos elétricos e eletroeletrônicos nos períodos em que ela será mais barata, ligadas através dos medidores automatizados sem a intervenção do morador.

Os sistemas de monitoramento a distância são usados não só em segurança patrimonial mas também para acompanhar a saúde dos moradores e suas necessidades especiais (de crianças, deficientes, ou idosos).

A partir desse tipo de utilização, também prevemos o surgimento de diversos serviços inovadores que vão desde cuidadores a distância até a entrega a domicilio de bens e serviços resultantes de comandos automáticos dos sistemas de supervisão (medicamentos, consultas médicas, serviços de enfermagem, exames laboratoriais e manutenções preventivas e corretivas).

A interatividade da espaço para as atualizações de mídias como os antigos dvd's e cd's, hoje substituidos por arquivos digitais, proporcionando assim o conceito de armazenar arquivos de áudio e vídeo e distribuir pela residência em qualquer ambiente, necessitando assim de projetos eficientes, arrojados e capazes de acompanhar a evolução tecnológica sem a necessidade de reformas ou intervenções na moradia.

A mobilidade tornou se a melhor opção para controle dos sistemas residenciais, eliminado assim controles estáticos embutidos em paredes e dando lugar a smartphones e tablets.

Veja mais na sequência do post em "Paradigmas da Automação Residencial"

Fonte de pesquisa.

"Automação Residencial - Conceitos e aplicações" José Roberto Muratori e Paulo Henrrique Dal Bó.

Postagens mais visitadas deste blog

Fluxograma Automação Residencial

Fluxograma Automação Residencial Sequência lógica operacional na Automação Residencial A figura abaixo ilustra o processo de elaboração para se começar um projeto de integração de níveis, iniciais, médios e completos. Fluxograma Funcional Automação Residencial  Através dos pontos de elaborados no projeto podemos tomar diretrizes com relação a automação a ser adquirida. Todo processo envolve Engenheiros, Arquitetos, integradores e o cliente final.  Os processos contidos no projeto são fundamentais para o desenvolvimento e finalização da obra, ficando a parte final de integração e configuração e afinidade com o cliente final. Fontes: Protocolos http://www.hgtv.com/remodel/mechanical-systems/11-smart-apps-for-your-home http://www.em.ufop.br/cecau/monografias/2009/Glayson%20Paraiso%20Macedo.pdf    full-width

Opções para Reiniciar Tvs SAMSUNG

Como reiniciar as TVs Samsung Existem dois procedimentos: 1 - Veja o vídeo 2 - Configurações   Se esse método não funcionar tente o próximo passo. Para reiniciar uma TV Samsung, você pode seguir os seguintes passos: Ligue a sua TV e pressione o botão Início no controle remoto. Navegue até Configurações. Selecione Geral > Restablecer. Insira um número de 4 dígitos na tela do PIN. Outras opções para reiniciar a TV incluem: Mantenha pressionado o botão de ligar do controle remoto Samsung por cerca de 5 segundos. A TV se desligará. Após alguns momentos, o logotipo da Samsung aparecerá e a TV ligará novamente. Use o menu de serviço. Coloque a TV em modo de espera e pressione Silenciar 1 8 2 Ligado no controle remoto. Selecione Reiniciar e pressione ↵ Enter. Ligue a TV novamente. Por favor, note que o menu e os recursos podem variar dependendo do modelo da sua TV. Se a sua TV Samsung não ligar, você pode tentar atualizar o software da TV.  Talvez, o seu televisor esteja desatualizado e e

Como Espelhar a Tela do Celular na Tv

 Espelhando a tela do Smartphone Existem várias maneiras de espelhar a tela do seu celular na TV, dependendo do tipo de celular e TV que você possui. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns: Transmissão por apps : Muitos aplicativos de streaming permitem conectar e transmitir o conteúdo por Wi-Fi do celular para a TV — você só precisa verificar se ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede. Para conectar, siga estes passos: Procure por um ícone de tela com três arcos; Com a TV ligada, procure pelo dispositivo; Comece a controlar após o pareamento. AirPlay : O AirPlay é o protocolo da Apple para transmissão de dados entre os dispositivos da empresa. É possível usar a função para transmitir a tela do iPhone e conteúdos de mídia para um Apple TV ou smart TV compatível com a tecnologia. Para usar, siga as etapas: Abra a Central de Controle do iPhone; Toque no ícone de espelhamento, sinalizado com dois retângulos; Encontre o dispositivo próximo e conecte. Smart View : O protoco