Sensores de corrente - Cortinas

---Utilizando o módulo de controle de cortinas HEHALIFT---

Módulo de Automação Residencal

Esse post tem a finalidade de descrever o módulo de acionamento de motores para persianas e cortinas HEXALIFT da empresa Home Systems, bem como suas capacidades e funcionalidades.

Em um projeto e automação residencial o ponto que mais se deslumbra aos olhos de um cliente em seu acabamento são as cortinas, persianas e blackouts, possibilitando assim o acionamento remot, via App, ou por rotinas pré progamadas no sistema.
O módulo de acionamento Hexalift pode comandar até seis (6) motores monofásicos em dois sentidos, (ABRE/FECHA) E (SOBE/DESCE) e seu funcionamento está preparado para motores com final de curso através de sensores de corrente que detectam a parada do motor, permitem também a gravação de cenas e no caso de persianas a parada do movimento "TILT".
Para um sistema de cortinas rolô usaremos o sistema sobe/desce, onde através do teclado pode se acionar a cortina da seguinte maneira.
1 toque para descer  - 1 toque para subir  -  1 toque parar
Para o sistema de persianas usamos abre/fecha com a mesma sequência adicionando mais uma etapa que é o TILT, assim o modo de uso seria:
1 toque para abrir  - 1 toque para fechar  -  1 toque parar  -  1 toque prolongado TILT
Abaixo veremos o esquema de ligação das cortina no módulo.

Ligação-Cortinas
Esquema de ligação das cortinas no módulo

Energizando o módulo.

Para ligação em 127v utilizamos para alimentação a fase, neutro e terra, veja que para alimentação dos canais é necessário realizar um jumper no Com do bloco de canais.

O sistema pode ser ligado também com 24v dependendo as cortinas utilizadas.

As cortinas Rolôs possuem 3 fios, as cores podem variar, mas as padrões são, preto (sobe) vermelho (desce) branco (comum ou neutro), cortinas Rolô com sistemas de blackout possuem mais 3 fios, ocupando assim mais canais no módulo.

Uma etapa importante ante da ligação das cortinas é sua calibragem de pontos de descida e subida, elas devem estar reguladas afim de seu desligamento enviar o comando para a interrupção do módulo, para isso o instalador dever deixar a cortina em perfeita calibragem, evitando assim envios de comandos indesejados.

Conexão.

Identifique as conexões na cortina e logo após conecte nos respectivos bornes do módulo ex:

Desce (vermelho) - Fecha
Sobe (preto) - Abre
Branco (comum) - Neutro do barramento

Com essa ligação utilizamos o M1 (motor 1) restando mais 5 opções de ligação.


Home-Systems
Módulo Hehalift


O módulo Hexalift é uma opção extraordinária para que exige requinte, robustez, qualidade e garantia de um produto de excelência, seu uso pode ser residencial ou industrial.

No próximo post veremos suas opções de configuração e controle em todo o sistema.