Pular para o conteúdo principal

Sistemas e Automação

Automação Residencial e Integração

Sistemas de Segurança 

Como Integrar sistemas de segurança em Automação Residencial

Optar por implementar a casa através de um sistema de segurança requer uma análise minuciosa da obra em geral, pontos de câmeras, sensores de presença, sensores magnéticos, cerca elétrica ou até mesmo concertina, incrementam desde uma solução básica como uma mais elaborada.

  • Central de Alarme


As centrais de alarmes são equipamentos que possuem entradas, saídas e funções específicas para a área de segurança. As entradas exclusivas para sensores magnéticos e sensores de presença facilitam a instalação e manutenção futura, as mais simples possuem sistema de armamento de alarme por controle sem fio ou teclado, já as mais evoluídas possuem sistema de endereçamento IP, monitoramento a distância e por APP remoto.

A integração com automação geralmente são feitas através da saída PMG (programáveis) utilizando ou não o sistemas de relés, com esse tipo de integração é possível utilizar smartphones para monitoramento e armamento e desarmamento de alarmes, enviar e-mails, sms ou até criar uma programação para ligar todas as luzes da casa.

Projeto Automação Residencial
Esquema prático funcional Segurança



  • Proteção de perímetro
Baseados em dois sistemas, hastes de choque e arames e as de sensores infravermelhos (barreiras) onde todo o perímetro necessário é cercado e comunicado com a central de alarme ou central de automação.

  • O sistema de emergência e pânico pode ser gerado por a central de alarmes ou automação através de rotinas estabelecidas ou programação física. Faz uso de uma linha fixa ou em algumas centrais de telefonia celular, são cadastrados números em sua agenda e quando acionado disca para o sequencial de números cadastrados, outra opção é o envio de mensagem de texto para os mesmo números, no controle de acesso biométrico pode se cadastra um dedo específico e assim quando o cliente é rendido aciona se o modo pânico silenciosamente.


  •  CFTV (Circuito Fechado de TV)

Câmeras instaladas ao redor da casa ajudam no monitoramento visual deixando assim uma área mais coberta do local, pontos cegos devem ser levados em consideração.

Os equipamentos de gravação contribuem para acesso remoto e gravação das imagens, podendo assim gerar consultas futuras.

Uma outra característica do sistema de cftv é a capacidade de mascaramento de câmeras, locais onde esteticamente cercas ou concertinas ficariam inviáveis, esse sistema é adotado para a proteção da casa. Pelo software de monitoramento é criada uma região no local a ser cercado e automaticamente ela é adotada como um sensor, tudo o que passar pela aquela região disparará o sinal de alarme.

A capacidade de integração em sistemas de segurança é total, o integrador deve estar a parte das tecnologias disponíveis para oferecer um produto de  qualidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Fluxograma Automação Residencial

Fluxograma Automação Residencial Sequência lógica operacional na Automação Residencial A figura abaixo ilustra o processo de elaboração para se começar um projeto de integração de níveis, iniciais, médios e completos. Fluxograma Funcional Automação Residencial  Através dos pontos de elaborados no projeto podemos tomar diretrizes com relação a automação a ser adquirida. Todo processo envolve Engenheiros, Arquitetos, integradores e o cliente final.  Os processos contidos no projeto são fundamentais para o desenvolvimento e finalização da obra, ficando a parte final de integração e configuração e afinidade com o cliente final. Fontes: Protocolos http://www.hgtv.com/remodel/mechanical-systems/11-smart-apps-for-your-home http://www.em.ufop.br/cecau/monografias/2009/Glayson%20Paraiso%20Macedo.pdf    full-width

Opções para Reiniciar Tvs SAMSUNG

Como reiniciar as TVs Samsung Existem dois procedimentos: 1 - Veja o vídeo 2 - Configurações   Se esse método não funcionar tente o próximo passo. Para reiniciar uma TV Samsung, você pode seguir os seguintes passos: Ligue a sua TV e pressione o botão Início no controle remoto. Navegue até Configurações. Selecione Geral > Restablecer. Insira um número de 4 dígitos na tela do PIN. Outras opções para reiniciar a TV incluem: Mantenha pressionado o botão de ligar do controle remoto Samsung por cerca de 5 segundos. A TV se desligará. Após alguns momentos, o logotipo da Samsung aparecerá e a TV ligará novamente. Use o menu de serviço. Coloque a TV em modo de espera e pressione Silenciar 1 8 2 Ligado no controle remoto. Selecione Reiniciar e pressione ↵ Enter. Ligue a TV novamente. Por favor, note que o menu e os recursos podem variar dependendo do modelo da sua TV. Se a sua TV Samsung não ligar, você pode tentar atualizar o software da TV.  Talvez, o seu televisor esteja desatualizado e e

Como Espelhar a Tela do Celular na Tv

 Espelhando a tela do Smartphone Existem várias maneiras de espelhar a tela do seu celular na TV, dependendo do tipo de celular e TV que você possui. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns: Transmissão por apps : Muitos aplicativos de streaming permitem conectar e transmitir o conteúdo por Wi-Fi do celular para a TV — você só precisa verificar se ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede. Para conectar, siga estes passos: Procure por um ícone de tela com três arcos; Com a TV ligada, procure pelo dispositivo; Comece a controlar após o pareamento. AirPlay : O AirPlay é o protocolo da Apple para transmissão de dados entre os dispositivos da empresa. É possível usar a função para transmitir a tela do iPhone e conteúdos de mídia para um Apple TV ou smart TV compatível com a tecnologia. Para usar, siga as etapas: Abra a Central de Controle do iPhone; Toque no ícone de espelhamento, sinalizado com dois retângulos; Encontre o dispositivo próximo e conecte. Smart View : O protoco