Automação Residencial e Tecnologia de Integração

Protocolos Automação Residencial

  Automação Residencial e Protocolos

Definições de Protocolo Automação



Como podemos definir protocolo

Conjunto de regras e rotinas que definem a intercomunicação entre dispositivos em uma rede de dados”

Para que equipamentos distintos possam se comunicar em uma rede de dados é necessário o uso da implementação de protocolos conhecidos entre eles, facilitando assim a transmissão de informações, são eles:

Powerline

Criado na década de 70 era baseado na tecnologia chamada de PLC (Power Line Carrier) utilizando a própria rede de energia elétrica para transmissão de dados, dando origem mais tarde a categoria de redes denominada Powerline Networks.


A necessidade do desenvolvimento dessa tecnologia nasceu devido a seus clientes poderem controlar a iluminação e equipamentos distribuídos pela residencia sem a necessidade de cabeamentos novos, com algumas funções básicas como liga/desliga e dimerização.

X10

Percursor no segmento de transmissão via energia elétrica o X10 foi desenvolvido pela empresa”Pico Eletronics” em 1975 com objetivo de permitir o controle remoto de equipamentos em uma residencia.

O sistema X10 é considerado como a primeira tecnologia desenvolvida exclusivamente para automação residencial, tendo como grande vantagem a facilidade de instalação e programação. O X10 ao longo do tempo enfrentou dificuldades como o envio de comandos (menssagens) para equipamentos alimentados por fases diferentes, masd que foi resolvido adicionando acopladores de fases aos quadros de distribuição de energia.

Devido a má qualidade da energia elétrica, redes mal projetadas e a geração de ruídos nas linhas, a patente do protocolo X10 expirou em 1997, possibilitando a vários fabricantes desenvolverem produtos baseados em suas tecnolgias.

UPB(UniversalPowerline Bus)

Desenvolvido pela empresa americana PCS (Powerline Control Systems) em 1999 o protocolo UPB(Universal Powerline Bus) teve sua origem voltada para a automação residencial, com basamentos no X10 houveram melhoras como o aumento da velocidade da transmissão dos dados e a confiabilidade da rede.

HomePlug

O HomePlugPowerline Allience desenvolveu dois padrões para comunicação em Powerlines Networks: o HomePlug 1.0 – baseado na tecnologia Intellon PowerPacket , permitindo velocidade e comunicação,e o padrão HomePlug AV, com taxas de transmissão de 200Mbps, com capacidade de transmissão de conteúdo multimidea e HDTV através da rede elétrica.

Fontes: