Automação Residencial - Home Theater Digital

Operacional

Automação Residencial 

Arquitetura e desenvolvimento operacional parte 2 ( Integradores )

 

O serviço do integrador de sistemas é de extrema importância em um projeto de Automação Residencial, sua função é elaborar diretrizes para o segmento a ser tomado nas etapas de início da obra, acabamento, finalização e Startup.


Automação Residencial
Fluxograma Arquitetura Automação Residencial


  • Projeto.
Elaboração do conteúdo, caminho de cabeamento, tubulação, montagem de lajes, pontos específicos para automatização, execução do projeto na obra tirando dúvidas com mão de abra agregada bem como o acompanhamento e supervisão para que tudo saia conforme a especificação do projeto.



  • Especificação.

Etapa em que todo cabeamento, materiais e tudo que for relacionado a infraestrutura deve ser especificado no projeto, normas regulamentadoras, documentação e relatório final deverá ser apresentado para o cliente na entrega do imóvel.



  • Instalação.

Após liberada a parte civil de cortes de paredes e tubulação prontas entra a etapa de passagem de cabeamento de rede, antena e som ambiente, liberando assim a próxima etapa que é o forro de gesso.

Após realizada toda a conferência de pontos especificados no projeto, cabeamento de rede, cabos para sonorização ambiente, retorno de iluminação, organização de rack de lógica, dados e voz começa se a instalação dos equipamentos.

Montagem da sala de home theater 
Colocação de caixas de som externas
Instalação de Keypads de Automação
Instalação de cortinas e persianas automatizadas
Instalação de TVS
Crimpagem de Keystones de rede e módulos de antena RG6



  • Programação.


O integrador de sistemas deve ficar atento ao tempo gasto na programação de todo o sistema, pois se prolongar por muito tempo pode perder no custo da mão de obra que ja está estipulada no orçamento inicial da obra.


A demanda maior será em integrar todo o sistema com o Hardware instalado e adequar isso ao gosto do cliente, uma programação base é feita no início, assim ao longo do tempo o cliente irá se acostumar com o dia a dia da automação e assim poderemos agregar funções e rotinas específicas.