Automação Residencial e Tecnologia de Integração

Tubulação e projeto

Automação Residencial - Tubulação

Da construção ao acabamento.

Sistemas de Tubos
Shaft
Após a elaboração e definição do projeto a execução é extremamente importante para o andamento da obra.Em sintonia e parceria com eletricistas, mestres de obras, engenheiros e arquitetos nesta fase devemos dedicar toda a atenção afim de sanar futuros problemas.A entrega e o acompanhamento do projeto devem ser feitos periodicamente na obra, é necessário rever pontos fundamentais como: A - Montagem de Laje.
Arquitetura de Tubulação
Tubulação 1 polegada
O projeto de tubulação é passado para o engenheiro estrutural que irá fazer os cálculos necessários para adicionar os tubos. Verificar os pontos de prumadas, passagem de vigamentos,  direcionamento de tubos e integridade dos mesmos. Hoje em dia tubos de 1 polegada são o mínimo pedido em projetos acima de 200m². Observar nos projetos os shafts contidos e suas direções, em certos casos pode se trabalhar com eletrocalhas, desde que nas normas técnicas atendam a necessidade.

B - Direcionamento de tubulação.


Se o  projeto for voltado para automação total por exemplo, tdoda tubulação deverá chegar ou comunicar se com a área técnica da residência.

Após a etapa de montagem e concretagem da laje começa o processo de cortes de paredes para tvs e sistemas de áudio e vídeo. Tendências mostram que a altura ideal para uma tv em quartos pode variar entre h = 1.60m  a 1,80m e para salas de home theater h = 1,10m a base da tv.

Em um período entre 6 a 8 meses a obra começa a fase de acabamento, nessa etapa começa o lançamento de cabeamento por toda casa, cabos de antena, rede, telefone, câmeras e cabeamento de áudio e vídeo são lançados para andamento da obra, pois logo entra a etapa de gesso, azulejos e esquadrias.

Antes da instalação de todos os equipamentos, uma boa revisão é necessária para verificar integridade de cabeamento e estruturas.